As diferenças da linguagem corporal entre homens e mulheres

Diferença na linguagem corporal de homens e mulheres

Segundo estudos, 93% da nossa comunicação não é verbal.

Grande parte dessa comunicação não verbal se dá pelo nosso gestual, a “linguagem corporal”, que abrange principalmente nossos gestos, postura, expressões faciais, movimento dos olhos e até a proximidade entre as pessoas.

Mas a comunicação não verbal é algo muito sutil.

E pode ser mais confusa se você não estiver alerta para as diferenças nas linguagens corporais de homens e mulheres.

Do aperto de mão ao contato visual, a maneira como homens e mulheres projetam pistas não verbais difere muito.

Embora alguns possam ter aprimorado suas habilidades perceptivas para decifrar essa diferença, a maioria de nós não tem consciência nem da expressividade corporal, o que dirá das diferenças entre a expressão masculina e feminina.

 

Algumas diferenças entre homens e mulheres

Acenar com a cabeça é um comportamento não verbal universal e é fácil presumir que significa o mesmo, seja a pessoa em questão um homem ou uma mulher.

Mas não, existem diferenças e elas residem nos motivos que desencadeiam o aceno de cabeça.

Os homens balançam a cabeça para mostrar concordância, enquanto as mulheres para expressar sua atenção. Para as mulheres, acenar com a cabeça é uma ferramenta para demonstrar que estão ouvindo e gostariam que o palestrante continuasse.

Os homens que veem esse aceno de cabeça podem interpretá-lo mal como um sinal de acordo.

As mulheres preferem ser abordadas por outras pessoas pela frente, enquanto os homens consideram a abordagem frontal como agressiva; eles preferem o lado.

As mulheres, por algum motivo, sentem-se ameaçadas se forem abordadas pelas costas ou alguém lhes der um tapinha no ombro para chamar a atenção.

Interpretar o toque é uma tarefa difícil, pois algumas pessoas adoram ser tocadas e demonstrar afeto, enquanto outras não.

Além disso, o toque cultural demais pode ter suas restrições / limitações. A diferença está na maneira como homens e mulheres usam o toque.

Para as mulheres, o toque é uma demonstração de camaradagem, enquanto para os homens é um sinal de poder.

A referência do toque é aquele que acontece após o aperto de mão inicial. Os homens contam com o toque para tocar nas costas para mostrar domínio; mulheres para mostrar apoio e construir conexão tocando o braço ou antebraço.

Os homens raramente, ou nunca, demonstram que estão ouvindo com quaisquer pistas não-verbais; as mulheres fazem isso inclinando-se para a frente, balançando a cabeça e inclinando a cabeça para mostrar que estão ouvindo.

Há uma diferença na maneira como homens e mulheres mantêm seus braços – as mulheres os mantêm perto de seus corpos e os homens longe de seus corpos.

As mulheres cruzam as pernas quando sentadas e os homens sentam-se com as pernas afastadas. Mulheres de pernas cruzadas demonstram que se sentem confortáveis com você, cruze-o em sua direção para indicar que ela se sente conectada a você. Por outro lado, se as pernas estão cruzadas longe de você, isso pode mostrar que ela se sente um pouco distante.

Embora o contato visual pareça um comportamento universal que conecta todos os seres humanos neste mundo, a diferença no gênero está em como o contato visual é interpretado. Quando uma mulher faz contato visual e olha para baixo ou para longe abruptamente, pode ser a maneira dela mostrar que está interessada em você, mas se sente constrangida a respeito. Quando um homem faz o mesmo, isso mostra sua insegurança.

 

Algumas semelhanças entre homens e mulheres

Como a postura mãos no quadril, que tem sua própria interpretação.

Homens e mulheres usam isso para mostrar desafio, mas a maneira como eles projetam esse desafio é diferente. Os homens apontam os dedos para baixo na frente, enquanto as mulheres apontam os dedos para as costas.

Novamente, homens e mulheres tocam o nariz, repetidamente, quando estão enojados / estressados.

Homens e mulheres prendem os cabelos com os dedos quando estão estressados. A única diferença é que as mulheres também podem enrolar os cabelos quando estão conversando com alguém que lhes interessa.

Então, faça alguns testes, passe a observar esses comportamentos nos homens e mulheres com que convive.

Deixe seu opinião e compartilhe com seus amigos.

Sobre o autor

Tony Carvalho

Livre.
Também blogueiro, funcionário público, produtor de conteúdo, investidor, perfumólatra e gateiro.

Deixe seu comentário!

Abrir no WhatsApp
Posso ajudar?
Olá!
Tudo bem?
Posso ajudar?